A consulta pública para escolher a marca de Porto Alegre, que terminaria nesta terça-feira (30), foi prorrogada até 15 de dezembro. A vencedora será divulgada dois dias depois, no Instituto Caldeira, e oficializada em março de 2022 — quando a cidade comemora 250 anos.
A votação pode ser feita por meio do site Marca POA.
A votação popular foi aberta no último dia 4, durante solenidade na sede do Nau Inspaces, no bairro São Geraldo. As três marcas — com os títulos Horizontes, Caminhos e Formas — foram elaboradas coletivamente por 40 empresas de design (veja as imagens acima).
"Place branding"
O processo criativo das marcas se focou em destacar o perfil colaborativo de Porto Alegre e elevar a autoestima da população. O projeto teve início em 2017, a partir da reunião de escritórios da Associação Brasileira de Empresas de Design (Abedesign).
Em 2019, a iniciativa passou a integrar o Pacto Alegre, um acordo entre Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul (PUCRS), a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), iniciativa privada, sociedade civil e poder público em favor da inovação e da qualidade de vida na Capital. O objetivo é criar condições para que a cidade transforme-se em um polo de inovação, atração de investimentos e empreendedorismo.
Devido à pandemia de coronavírus, os trabalhos do Marca POA foram interrompidos. O lançamento da votação popular estava previsto, inicialmente, para março do ano passado.