Foi concluída na última semana a pintura do Mural do Amanhã, na região central de Esteio, na Região Metropolitana. A obra de arte ficará na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Vitorina Fabre. Ou melhor, na parede de 85 metros quadrados da parte externa do muro da quadra de esportes da instituição. A homenagem à importância da vacinação é de autoria do muralista Marcolino Wos, 40 anos. Durante o trabalho, ele recebeu auxílio do também muralista Rodrigo Revers, 42 anos.
Os trabalhos para produção da pintura duraram cerca de uma semana. A obra é composta por um fundo de cor amarela, onde oito figuras de rostos humanos retratam a diversidade dos povos. No meio do quadro, a figura de uma mulher com uma pequena coroa e o braço esquerdo exposto com o tradicional curativo pós-vacina simboliza o ato de proteção coletiva. Dois outros elementos — uma seringa e um frasco comumente utilizado para armazenar imunizantes — também são vistos. Completa a obra a frase "Vacina salva vidas" escritas em dois idiomas, português e inglês.
— A parte central, circular e em cores mais vibrantes, com uma mulher observando o próprio braço depois de ser imunizada, mostra que a vacina pode reunir novamente o mundo e traz uma imagem de esperança para todos — explicou Marcolino, o criador da obra.
O Mural do Amanhã é um projeto aprovado no mais recente edital do Fundo Municipal de Apoio à Produção Artística e Cultural de Esteio (Funproarte) e um dos primeiros a começar a ser executado neste segundo semestre de 2021 na cidade. Conforme informações da prefeitura, o valor repassado ao artista pelo projeto do Mural do Amanhã foi de R$ 6.992. Junto ao desenho, será colocado um QR code pelo qual as pessoas poderão assistir a um vídeo, com o making off que vai mostrar todo o processo desenvolvido e execução da obra.
Para ser selecionado no edital, Marcolino não apenas grafitou o Mural do Amanhã, mas também apresentou contrapartidas, com atividades desenvolvidas junto à comunidade, de forma gratuita. No caso do projeto do muralista, serão realizadas duas ações.
Uma delas foi na própria Emeb Vitorina Fabre. Entre 18 e 22 de outubro, quando os alunos participaram de uma oficina onde foram ensinadas técnicas de muralismo e grafite. A outra será um workshop nos dias 13 e 14 de novembro, na Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya, voltado para pessoas que tenham mais de 16 anos e que já tenham algum conhecimento prévio de desenho. Ao todo são 20 vagas disponíveis e ainda restam algumas em aberto. Quem desejar participar e se enquadrar nos requisitos mínimos pode entrar em contato com o artista pelo direct do Instagram (@marcolinowos) ou pelo WhatsApp no (51) 99186-7374.