Motoristas madrugaram na fila para comprar botijões de gás a R$ 50 em uma ação do Sindicato dos Petroleiros do Rio Grande do Sul (Sindipetro-RS), em Esteio, na região metropolitana de Porto Alegre, neste sábado (9). A ação pretende alertar a população sobre a possibilidade de a Petrobrás cobrar um valor mais baixo.
A ação ocorreu na Rua Passo Fundo, 642, e os botijões foram disponibilizados por ordem de chegada. O início da venda estava marcado para as 10h, no entanto, as primeiras pessoas chegaram ao centro da cidade antes mesmo das 6h. Conforme o Sindipetro, às 8h, todas as 100 senhas já haviam sido distribuídas. Pelo menos 35 consumidores aguardavam sem senha, e às 11h a ação já havia sido encerrada.
— Cada vez mais pessoas estão entendendo que a atual política de preços poderia e deveria ser diferente. Não tem sentido um país exportador de petróleo como o Brasil ter preços dolarizados internamente — comenta Dary Beck Filho, diretor administrativo do sindicato.
A campanha Gás a Preço Justo, promovida pelo Sindipetro-RS, ofereceu cem botijões de gás de 13 quilos no valor de R$ 50. A iniciativa integra a campanha nacional dos sindicatos da Federação Única dos Petroleiros (FUP) em comemoração ao aniversário da Petrobras, que completou 68 anos no dia 3 de outubro.
O preço dos botijões foi subsidiado pelo sindicato a partir de doações e mensalidades de associados. Outras ações, como doações de cestas básicas, também são organizadas pelo Sindipetro-RS.