A ordem para retomada da obra de infraestrutura da Rua Voluntários da Pátria será assinada pela prefeitura de Porto Alegre na próxima segunda-feira (13). O projeto é remanescente da Copa do Mundo de 2014. A retomada dos serviços ocorrerá na próxima quarta-feira (15), e será possível após ajustes contratuais e a quitação de valores devidos ao consórcio que realiza os serviços. A previsão de conclusão é de no máximo quatro meses, segundo o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Pablo Mendes Ribeiro.
A obra no chamado trecho Voluntários 1 já tinha 95% dos serviços concluídos, mas estava paralisada desde 2016 por problemas no pagamento. Com a retomada, serão executadas as calçadas que vão da Rua da Conceição até a frente do prédio onde funcionava a Secretaria de Segurança Pública do Estado, destruído por um incêndio em julho.
O projeto original prevê também uma ciclovia, que será executada após a duplicação do restante da Voluntários da Pátria até a Avenida Sertório — o trecho 2, que já está inscrito na Caixa Econômica Federal para captação de recursos.
De acordo com o secretário, a obra é importante para a infraestrutura e revitalização da região e do 4º Distrito, assim como para evitar o desperdício de dinheiro público.
— A Copa nos trouxe oportunidades incríveis para melhorar e investir em infraestrutura, porém, mostrou a fragilidade do poder público em conduzir tantas obras juntas — afirmou, destacando que os problemas foram agravados pela burocracia.
Segundo ele, os serviços não foram retomados antes porque o governo anterior não acertou as contas com a concessionária e chegou a perder o recurso do trecho 2 da Voluntários. A atual gestão destaca que não deixará isso acontecer com a obra, que já está quase finalizada.
Esta era a única obra da Copa que estava parada. Há ainda outras a serem concluídas, mas o secretário garante:
— Na nossa gestão, as obras da Copa vão ser páginas viradas.
Produção: Fernanda Polo