Porto Alegre

Mais ciclistas nas ruas

Número de acidentes e de feridos envolvendo bicicletas aumenta em 2021 em Porto Alegre; veja que cuidados tomar

Entre janeiro e agosto, foram registrados 179 ocorrências, que deixaram 187 pessoas feridas e duas mortas

Jefferson Botega / Agencia RBS
Aumento na procura pelo meio de transporte é um dos motivos que explica o crescimento dos acidentes

O número de acidentes com bicicletas e de pessoas feridas nas ocorrências em Porto Alegre aumentou 58,4% e 70%, respectivamente, em 2021, na comparação com o ano passado. De acordo com dados da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), entre janeiro e agosto de 2021, foram registrados 179 acidentes, que deixaram 187 pessoas feridas e duas mortas. Em 2020, o número no mesmo período foi mais baixo: 113 acidentes, 110 pessoas feridas e duas mortes.

A EPTC afirma que não tem detalhes das ocorrências leves, como locais em que ocorreram e perfis das vítimas, e que, por isso, não consegue analisar os dados. A instituição afirmou que, a partir do aumento dos acidentes, vem intensificando ações de conscientização.

Segundo a Tembici, que opera as bicicletas do sistema BikePoa, o número de viagens de bikes aumentou em 2021. Em janeiro, o BikePoa registrou um crescimento de 164% no número de trajetos, comparado a abril de 2020, no início da pandemia. Em agosto deste ano, o sistema bateu recorde histórico, totalizando 4,4 mil viagens em um único dia. A marca anterior era de maio, quando foram realizadas 4 mil viagens.

Segundo a empresa, as recomendações dos órgãos de saúde incentivando o uso da bike, que contribui para o distanciamento social, influenciou no crescimento do número de usuários e de viagens. O aumento no valor do combustível também contribuiu para a escolha pelo serviço, estima a empresa.

De acordo com o CEO da Kakau Seguros, plataforma digital que oferece proteção para bicicletas, esse aumento na procura pelo meio de transporte é um dos motivos que explica o crescimento dos acidentes. A tendência é de que o número siga aumentando, diz.

— Com mais bicicletas nas ruas e uma infraestrutura ainda em crescimento para recebê-las, infelizmente, a tendência é de vermos um aumento no número de sinistros envolvendo bicicletas e pedestres — analisa.

Conforme a seguradora, alguns cuidados podem ajudar a prevenir acidentes:

  • Observar que a bicicleta tenha o tamanho adequado para a altura do ciclista
  • Utilizar capacete
  • Manter uma velocidade adequada
  • Manter sempre as duas mãos no guidão
  • Ter em dia a manutenção do equipamento, especialmente de freios e faróis

A EPTC se manifestou sobre o assunto por meio de nota, confira na íntegra:

"A Empresa Publica de Transporte e Circulação (EPTC) destaca que na maioria dos acidentes com ciclistas, ocorrências leves, as pessoas não buscam atendimento e muitas vezes não registram ocorrência. Já nos acidentes com vítimas coletamos dados como idade e sexo para traçar perfis e, nos casos de hospitalização, acompanhamos a evolução por 30 dias. Nos acidentes com óbito é realizada análise detalhada, multidisciplinar, para identificar as causas possíveis. Todos os registros de acidentes estão disponíveis no portal eptctransparente.com.br."

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Esporte e Cia

23:00 - 00:00