Dois meses após assumir o comando da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), a Equatorial organiza um mutirão para organizar a situação dos fios irregulares instalados nos postes de Porto Alegre e de Guaíba. O cronograma da empresa é iniciar as atividades a partir do mês que vem pelas avenidas Francisco Silveira Bittencourt, no bairro Sarandi, em Porto Alegre, e Nestor de Moura Jardim, em Guaíba.
O mutirão será dividido por etapas: inicialmente, os técnicos da companhia avaliarão quais os postes que estão com fios irregulares instalados. Depois, serão identificadas as empresas responsáveis por esses materiais.
Na sequência, essas empresas terão um tempo para regularizar a situação e, se isso não acontecer, os fios serão retirados. Todo o processo deve se estender por até 20 dias.
A expectativa da companhia é realizar o mutirão completo nas duas cidades, começando pelas vias mais importantes e, depois, pelas paralelas. Conforme o superintendente da CEEE Equatorial, Júlio Hofer, os clientes serão notificados quando o mutirão estiver ocorrendo.
— Antes de começarmos a retirar os fios que não estiverem dentro do regramento, vamos notificar nossos clientes. Muitas pessoas não fazem ideia se a sua companhia telefônica ou de outro serviço cumpre as determinações — ressaltou.
A CEEE trabalha com 62 empresas de telefonia que atuam na Capital e em Guaíba. Segundo a companhia, a preocupação com a instalação correta dos fios envolve não somente a questão estética, mas, principalmente, a segurança dos pedestres e dos funcionários das empresas de internet e telefonia.