A população com 70 anos ou mais aproveitou a quarta-feira (15) com sol e temperatura agradável para buscar a dose de reforço contra a covid-19 nos postos de saúde de Porto Alegre. Foi aberta nesta quarta a aplicação da terceira dose com o imunizante da Pfizer para esse público.
Após uma manhã com grande movimento e filas, a tarde teve menor procura. Por volta das 14h, não havia pessoas esperando a vacina na Unidade Diretor Pestana, no bairro Humaitá, na Zona Norte. Já na Unidade Navegantes, no bairro de mesmo nome, cerca de 20 pessoas aguardavam tranquilamente.
Uma delas era Maria Comerlato, 86 anos. Acompanhada da filha Miriam, ela afirmou estar ansiosa pela vacina:
— Quero me proteger, como todo mundo deveria fazer. É o certo. Devem olhar a data e procurar fazer a vacina, pra fazer certo.
No posto Santa Marta, no Centro Histórico, uma fila costumeira no local dobrava a esquina da Rua Capitão Montanha com Avenida Mauá, mas era de pessoas procurando a segunda dose. Para a terceira aplicação, não havia filas por volta das 15h.
Já no posto Camaquã, na Zona Sul, uma única fila formada por quem espera a primeira e a segunda dose chegava a ter uma espera de 30 minutos por volta das 16h. Para a dose de reforço, as pessoas eram passadas a outro setor e aguardavam cerca de 10 minutos.
Tiago Rocha, 40 anos, trouxe a avó Zilda Rocha, 91 anos, para se vacinar nesta tarde.
—a Estava bem tranquilo. O movimento normal do posto, com a farmácia e tudo mais, mas para ela se vacinar foi bem tranquilo — disse.