O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, decidiu que notificará os consórcios Mob, Mais e Via Leste para que assumam junto com a Carris as linhas de ônibus da Zona Sul afetadas pelo descumprimento de tabela por parte da Trevo, do consórcio Viva Sul. Uma notificação foi enviada ao Viva Sul neste sábado (3) e, caso não haja retorno do grupo em até 12 horas, as outras dividirão a operação.
— Por contrato, o Viva Sul é obrigado a suprir a deficiência de um de seus consorciantes. Caso eles não consigam, os outros consórcios já estão de sobreaviso e poderão disponibilizar veículos, tripulação e diesel para compensar a falta da Trevo — diz o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Luiz Fernando Zachia.
A expectativa é de que a tabela horária já esteja normalizada na segunda-feira (5). Inicialmente, um memorando da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) indicava que a Carris faria a operação das linhas, mas, após reunião neste sábado, o prefeito avaliou que a empresa de transporte público não conseguiria absorver sozinha toda a demanda.
— Tudo isso é para poder preservar exatamente o interesse do cidadão, para que ele tenha acesso à mobilidade humana, pois precisa ir, vir, trabalhar. Essa força-tarefa será permanente a partir de agora — explica Melo.
Além de notificar os consórcios que operam o serviço de transporte público de Porto Alegre, a prefeitura também irá notificar o Viva Sul por descumprimento da tabela horária. O município poderá aplicar sanções administrativas previstas em contrato. O prefeito afirma que estão sendo estudadas todas as medidas operacionais e jurídicas decorrentes da paralisação.
Segundo a EPTC, 33 tabelas horárias de 27 linhas atendidas pela Trevo, pertencente ao consórcio Viva Sul, foram impactadas pela falta de circulação de 18 ônibus entre quinta (1º) e sexta-feira (2). A empresa alega que a paralisação se deu devido a problemas financeiros que a impediram de comprar óleo diesel para os veículos, mas que, para não deixar de atender totalmente nenhuma linha, optou por reduzir horários de quase todos os itinerários pelos quais é responsável.