Se a noite prometia ser uma das mais geladas nesta semana, a solidariedade ajudou a amenizar a situação em Porto Alegre. Desde as 19h desta terça-feira (27), o Gigantinho esteve com portões abertos para receber pessoas em situação de rua.
O termômetro em frente ao ginásio marcava 8°C, mas a sensação de frio era maior em razão do vento. A ansiedade e a inquietação das cerca de 30 pessoas que aguardavam na fila era grande.
A entrada dos moradores de rua foi organizada por agentes da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc). Eles realizaram o cadastramento de todos, e os pertences de cada um foram etiquetados e guardados para serem retirados na manhã desta quarta (28).
Após o cadastro, os moradores receberam peças de roupa e foram encaminhados ao centro da quadra do Gigantinho — de onde foram chamados ao refeitório. Alguns já eram orientados aos chuveiros para o banho nos vestiários do local.
A montagem das camas foi concluída na tarde de terça. O local passou por reparos na estrutura elétrica e foram instalados chuveiros.
Segundo a Fasc, 102 pessoas passaram a noite no local, a maioria formada por homens. Dois deles deixaram o ginásio às 5h desta quarta para entrevistas de emprego — os demais devem tomar café da manhã às 8h.
As camas foram cedidas pelo Exército, kits de higiene são doações do Instituto Cultural Floresta (ICF) e toalhas e jogos de cama foram fornecidos por uma rede de hotéis. As refeições serão servidas por grupos de voluntários que atuam junto à população de rua na Capital.
Um espaço foi reservado a animais estimação de pequeno porte, com ração e água para os cachorros, mas não foi utilizado. Pessoas com cães grandes ou em alta quantidade serão encaminhadas para os abrigos que possuem canil.