O trabalho de busca e resgate no prédio da Secretaria da Segurança Pública (SSP) do Rio Grande do Sul manteve-se durante o final de semana. Pelo menos 84 bombeiros militares atuam nas ações para localizar o 1º tenente Deroci de Almeida da Costa e o 2º sargento Lúcio Ubirajara de Freitas Munhós, desaparecidos desde a última quarta-feira (14), quando atuavam no combate ao incêndio na edificação.
Foram abertos dois acessos na edificação, com duas rotas de trabalho atuando de forma simultânea na incursão pela área delimitada, a partir das indicações dos binômios com cães de resgate.
A operação do Corpo de Bombeiros também mantém monitoramento constante das condições climáticas na área, para garantir a segurança do efetivo, bem como o trabalho contínuo de análise de engenharia da estrutura colapsada.
A ação já está empregando no local também todos os equipamentos necessários para o escoramento e remoção de concreto e outros materiais, de forma a avançar no resgate dos bombeiros desaparecidos.
A Polícia Federal (PF) também está auxiliando o governo do Estado na investigação sobre as causas do sinistro. A ajuda ocorre por meio do setor técnico-científico da PF. No sábado (17), os peritos utilizaram um drone para coletar imagens do prédio e levantar dados que possam ajudar a compreender toda a dinâmica do evento. O órgão informou que segue à disposição das autoridades estaduais para auxiliar na localização dos dois bombeiros desaparecidos e na elucidação das causas do incidente.