Após um ano e quatro meses fechadas em função da pandemia, duas agências do Tudo Fácil em Porto Alegre retomam o atendimento presencial a partir desta segunda-feira (19). As unidades estão localizadas na Zona Sul – Avenida Wenceslau Escobar, 2.666 – e na Zona Norte – Rua Domingos Rubbo, 51.
Apesar da reabertura ao público, os atendimentos serão realizados mediante agendamento eletrônico - que pode ser feito neste link.
Nesta primeira etapa, estarão disponíveis os serviços do Instituto-Geral de Perícias (IGP), da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RS). Os demais permanecerão sendo realizados de forma remota.
Inicialmente, a prioridade de atendimento para os serviços do Detran-RS será a pessoa física. Conforme a Secretaria Estadual de Planejamento, Governança e Gestão, responsável pela coordenação do processo de reabertura, o atendimento a advogados, despachantes e representantes será separado, restrito à coleta de volumes para posterior protocolo, minimizando filas e proporcionando uma maior capacidade de atendimento.
Quanto ao agendamento para confecção de carteiras de identidade, o Instituto-Geral de Perícias orienta que seja feito nas agências apenas em casos urgentes, como retirada de medicamentos controlados, viagens de urgência, atendimentos bancários, admissão em emprego e quando todos os documentos foram furtados ou roubados.
Quem encaminhou a identidade nessas duas unidades do Tudo Fácil poderá retirá-la no mesmo local após a reabertura. Já a retirada dos documentos que foram encaminhados no Tudo Fácil Centro permanecerá no Departamento de Identificação do IGP, no bairro Azenha, enquanto essa agência segue fechada para atendimentos presenciais.