Entre os fotógrafos enviados por Zero Hora para a cobertura do incêndio nas Lojas Renner, no centro de Porto Alegre, em 27 de abril de 1976, há exatos 45 anos, estava Carlinhos Rodrigues. Parte das imagens na galeria acima é dele.
Hoje aposentado, Carlinhos, 76 anos, lembra com tristeza do episódio eternizado nas lentes da antiga câmera Nikon F3. Ele conta que ficou sabendo do sinistro na redação do jornal, na Avenida Ipiranga, e que chegou ao Centro minutos depois, em uma camionete Variant.
Junto dele, mais dois colegas — Antônio Carlos Mafalda e Olderige Zardo — registraram o caos na esquina das ruas Otávio Rocha e Dr. Flores. Do alto, Hipólito Pereira fez imagens aéreas.
— O que testemunhamos foi horrível. Eu já tinha atuado em casos difíceis, mas esse foi muito impactante. As imagens eram fortíssimas — conta Carlinhos.
As fotos retratam o incansável trabalho dos bombeiros, que enfrentaram dificuldades de toda ordem, mostram a nuvem de fumaça espessa que tomou conta da edificação e congelam uma cena que Carlinhos diz nunca ter esquecido:
— Lembro das pessoas pedindo ajuda nas janelas. Isso ficou marcado. Era muito triste.