Depois do café inspirado em Harry Potter, do bar com proposta campeira Vaca e do astrológico Cósmica, outro estabelecimento temático de Porto Alegre precisou fechar as portas. O Von Teese Bar, que se autointitulava um "pequeno cabaré do Bom Fim", não suportou a crise gerada pela pandemia de covid-19.
O bar com temática burlesca foi aberto em 2015 na Rua Bento Figueiredo. Batizado com o sobrenome de um dos ícones dessa cultura, Dita Von Teese, teve apresentações eróticas, de pole dance e de teatro, shows de jazz, e até mesmo atividades esotéricas, como leitura de cartas de tarô e de borra de café. Também foi palco de um dos eventos mais inusitados já vistos na Capital, o Happy Hour Nu - leia aqui como foi a experiência.
— O burlesco burla as regras, traz essa liberdade. A gente sentiu que abraçou muitas pessoas diferentes. E foi amado de volta — conta a psicóloga Carolina Disegna, sócia do estabelecimento junto com Diovana Gheller.
Na virada do ano, concluíram que não teriam mais condições de manter o bar aberto. Botaram o ponto a venda, para o caso de algum empreendedor continuá-lo. Mas não fecharam negócio, e acabaram noticiando nesta segunda-feira (12) à imobiliária que vão entregar o imóvel. A reação dos clientes foi emocionante.
— A gente recebe textos tão bonitos que estamos nos segurando para não passar o dia chorando, de tanto carinho.
Agora, as proprietárias terão um mês para recolher as cortinas vermelhas que remetem à cabaré, os tecidos no teto que lembravam uma tenda de circo e as luzinhas que piscam. Mas elas seguem com o sonho de reativar o Von Teese em algum momento, por meio de parcerias ou em um formato que ainda não é possível definir.
— Vamos entregar o espaço físico, mas o espírito burlesco vai seguir com a gente. E nós sempre ocupamos outros lugares — diz Carolina.