O pedaço de Hogwarts que existia na Cidade Baixa, em Porto Alegre, foi colocado à venda. De mudança para Portugal, os proprietários do Café Sala Precisa, que faz referências aos livros e filmes de Harry Potter, afirmam que as “negociações estão bem avançadas”.
Chara Nery, 32 anos, e Thiago Motta, 35 anos, priorizaram compradores que têm a intenção de continuar com a temática bruxa. Eles estão vendendo a casa de três andares, usada como café e também residência, além de equipamentos, mobiliário, decoração e até o cardápio bolado por eles.
— A gente gostaria que o comprador fosse manter a ideia, isso que a gente criou com tanto carinho — destaca Motta.
A cerveja amanteigada e o cupcake seletor, em referência ao chapéu místico que determina a qual das quatro Casas o aluno será mandado, eram dois dos sucessos do café, decorado com objetos “voadores” e quadros com imagens que se mexem. A única coisa que não está entrando nas negociações é a marca, pois os proprietários não descartam a possibilidade de reabrir o negócio em outro momento ou outro local.
O Sala Precisa foi inaugurado no começo de 2019 na Rua Joaquim Nabuco, com longas filas de espera de fãs do bruxo. Fechou em fevereiro deste ano para férias coletivas e acabou não reabrindo mais com a alteração para a bandeira preta no plano de distanciamento controlado em Porto Alegre.
O motivo da mudança é uma proposta de trabalho que Motta recebeu de uma multinacional com filial em Lisboa, na área de Tecnologia da Informação. Assim que forem liberadas as fronteiras para Portugal, eles devem se mudar.
Chara destaca que a experiência de empreender em Porto Alegre foi muito positiva, e que o café “nunca deixou de ser um sucesso” — mesmo na pandemia, afirma que os clientes fizeram o possível para apoiar “e manter a magia viva”. Mas pondera:
— Com certeza a pandemia afetou a nossa decisão de vender, não necessariamente na questão financeira do café, mas na forma como o Brasil e os nossos governantes estão lidando com todas as questões relativas a ela.
Fazendo alusão à sala secreta localizada no Castelo de Hogwarts, que somente aparece para a pessoa que realmente precisa dela, Chara conclui:
— Nesse momento, a Sala Precisa vai fazer o que a Sala Precisa sempre faz: se transfigurar naquilo que as pessoas precisam que ela seja. A nossa casinha aqui vai mudar de nome, mas vai se manter viva, e a Sala Precisa pode voltar em algum outro lugar, de algum outro jeito.