Após ter que reforçar o atendimento e contar com o apoio de mais um órgão, o plantão para registro de óbitos em Porto Alegre voltou a funcionar nesta segunda-feira (22) somente na Central de Atendimento Funerário. A decisão foi comunicada pelo Tribunal de Justiça (TJ), após reunião envolvendo a Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ), a direção do Foro da Comarca de Porto Alegre e registradores.
No encontro, foi constatado que as medidas emergenciais adotadas há uma semana para atender à alta demanda de registros se mostraram efetivas. Com isso, fica encerrado o plantão excepcional que o Cartório de Registro Civil da 2ª Zona da Capital, localizado no bairro Cidade Baixa, vinha prestando para reforço da estrutura de atendimento.
Conforme o TJ, não foram registrados atrasos ou aglomerações nos horários de plantão, tanto nos dias úteis como no final de semana. O juiz-corregedor Maurício Ramires informou que, com a expansão do horário de funcionamento e de atendimento, passou a ser possível atender a toda a demanda e que o “cartório da segunda zona, que funcionou como reforço, praticamente não precisou ser utilizado”.
A Central de Atendimento Funerário está localizada na Rua Santana, 966, e funciona 24 horas, nos sete dias da semana.