Após o anúncio feito pelo prefeito Sebastião Melo de que ônibus não poderão mais circular com passageiros em pé em Porto Alegre, a Emprese Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informou que haverá reforço na frota em horários de pico. A medida, comunicada no início da tarde desta quinta-feira (25), passa a valer na sexta-feira (27).
Conforme a prefeitura, com a decisão, a lotação máxima dos coletivos será o total de assentos disponíveis. Até então, determinação previa que os coletivos circulassem com capacidade máxima de passageiros sentados e mais 20 passageiros em pé em ônibus comuns, e 30 em veículos articulados.
De acordo com a EPTC, quando um ônibus estiver com todos os assentos ocupados, o coletivo não vai colher novos passageiros, que deverão aguardar um próximo veículo. Os coletivos deverão circular com os vidros abertos.
O diretor-presidente da EPTC, Paulo Ramires, disse que a frota de ônibus será reforçada em horários considerados de pico — esses horários ainda não foram divulgados pela entidade.