Depois de mostrar resistência à possibilidade de adotar medidas mais restritivas para conter a disseminação do coronavírus em Porto Alegre, o prefeito Sebastião Melo anunciou, no começo da tarde desta quinta-feira (25), novas medidas de enfrentamento à pandemia, sem interferir no funcionamento do comércio.
Em anúncio transmitido pelo Facebook, o prefeito disse que dará apoio à ampliação de leitos de UTI nos hospitais da Capital, garantindo os recursos necessários. Também divulgou mudanças no funcionamento do transporte coletivo: a partir de sexta-feira (26), não será permitida a circulação de ônibus com passageiros em pé. Segundo Melo, haverá ampliação das linhas nos horários de pico.
A prefeitura também disse que irá fechar os espaços culturais do município, e colocar os servidores em home office. Uma das intenções da medida é transmitir uma mensagem aos setores produtivos de que é preciso adotar medidas intermediárias a fim de evitar um fechamento mais amplo. Já os parques e praças seguirão abertos, embora sua utilização seja desaconselhada.
— Queremos fazer um apelo à população que não ocupe esses locais. Não vamos, em um primeiro momento, fechar a Orla. Mas se a população não atender, vamos fechar — disse o prefeito, que anunciou, ainda, a retirada das churrasqueiras móveis dos parques e praças.
Melo disse que, nos próximos dias, deve se reunir com representantes do setor produtivo para avaliar a possibilidade de mudanças nos horários das atividades e diluir a circulação de pessoas ao longo do dia — mas não chegou a detalhar quando ou como isso seria proposto.
— Por que tudo tem de funcionar no mesmo horário na cidade? — questionou.
Durante o pronunciamento, Melo sugeriu ao governador Eduardo Leite que reveja a restrição ao horário de funcionamento dos supermercados.
— Não deu certo fechar às 20h. Coloquei ontem (quarta-feira, 24) nossa equipe andando por aí, e não está dando certo. As pessoas saem, vão para o súper e aglomeram — disse.
Na mesma linha de buscar convencer em vez de impor regras, a prefeitura anunciou que ainda nesta quinta teria início uma campanha em rádio para aumentar a conscientização das pessoas sobre a importância de adotar medidas preventivas contra a covid-19.
Na manhã desta quinta, o chefe do Executivo participou de duas reuniões. Na primeira, conversou com diretores de hospitais da Capital sobre a ampliação de leitos. Em seguida, discutiu com prefeitos da Região Metropolitana a ampliação de medidas restritivas, sendo uma das principais vozes divergentes do encontro, que terminou sem consenso.
Nesta tarde, Melo deve participar de um encontro de prefeitos com Leite. O prefeito disse que outras reuniões serão feitas ao longo dos próximos dias para discutir o cenário e eventuais novas determinações.