A tarde desta terça-feira (19) foi de celebração em municípios da Grande Porto Alegre com a chegada das primeiras doses da CoronaVac. De forma simbólica, valorizando profissionais de saúde e pessoas dos grupos de risco prioritários, as prefeituras marcaram o começo da imunização.
Por volta das 16h30min, Canoas deu a largada na vacinação no Hospital Universitário com três canoenses: uma técnica de enfermagem, um idoso residente em asilo e uma representante da comunidade quilombola. O evento foi transmitido ao vivo pelas redes sociais da prefeitura.
Nesta primeira fase, Canoas vacinará os profissionais da saúde da linha de frente em hospitais, atenção básica e rede de urgência e emergência e idosos que vivem em casas geriátricas, seguindo o plano de imunização elaborado pelo município.
No mesmo horário, no Hospital Viamão, a primeira vacina no município foi aplicada em uma enfermeira que atua linha de frente, responsável pela Tenda Covid e referência para coletas de testes RT-PCR no hospital. Outro ato simbólico aconteceu na UPA Viamão, onde foram imunizados um médico, um enfermeiro do Samu e um funcionário da prefeitura há mais de 20 anos. Nesta quinta (21), serão imunizados indígenas e idosos, com ato simbólico a definir.
Por volta das 17h, foi de vez de cerimônia em Gravataí, na própria sede municipal, com aplicação em profissionais de saúde. O ato também teve transmissão ao vivo nas redes sociais da prefeitura. Foram imunizados uma enfermeira representando a rede de urgência e emergência, uma enfermeira coordenadora da USF Parque dos Anjos que faz o acolhimento e triagem de pacientes, um auxiliar de laboratório que trabalha nas coletas dos testes e outro enfermeiro representando o Hospital Dom João Becker.
Em Cachoeirinha, a largada na imunização ocorreu no hospital de campanha com transmissão ao vivo. A estrutura já atendeu 15 mil pacientes desde o começo da pandemia. A equipe de imunização vacinou simultaneamente as cinco primeiras pessoas da cidade: uma técnica em enfermagem, uma residente do Lar Residencial do Bosque, um enfermeiro do Hospital Padre Jeremias, um servidor do Samu e um médico plantonista da UPA 24 horas.
— Nesta primeira fase, as doses recebidas serão aplicadas pela equipe de vacinação diretamente nos lares permanentes e nas unidades de saúde que estão trabalhando na linha de frente de combate à pandemia — explicou o secretário municipal da Saúde, Juliano Paz.
Em Alvorada, a largada será nesta quarta-feira (20), às 8h30min, no Centro de Saúde, na localizado na Parada 51.