Programa disputado entre quem quer se refrescar sem sair da Região Metropolitana, o Parque de Itapuã entrou o verão com operações mais restritas que nunca: está recebendo apenas 87 visitantes por vez. Nesta quarta-feira (30) de calor, a lotação foi atingida por volta das 10h da manhã.
Isso ocorre porque só uma praia está aberta a visitação, a Praia das Pombas, e com 25% da capacidade em respeito a medidas de prevenção à covid-19. No começo do ano, em projeto piloto, o parque chegou a abrir três praias ao mesmo tempo, incluindo a da Pedreira e a Praia de Fora, que estava fechada à visitação por mais de dez anos.
Gestora do parque, Dayse Aparecida dos Santos Rocha relata que problemas estruturais inviabilizam o uso desses dois últimos balneários. Um temporal estragou um gerador, que deixou a Praia de Fora sem água, enquanto as condições da estrada de chão que leva à Praia da Pedreira foram pioradas pela chuva.
— Neste ano, com a história da pandemia, muita coisa parou. A gente não conseguiu implementar os projetos pra esse verão, de abrir as três praias — justifica.
Dayse relata que há a intenção de fazer reparos na estrada que leva à Pedreira para reabri-la neste verão. O número de visitantes pode sofrer alterações conforme decretos publicados e a liberação oficial das bandeiras de risco para covid-19. As trilhas do parque estão temporariamente desativadas porque ainda não foi criado um protocolo de atendimento na pandemia.
Aos visitantes, a direção do parque pede para que as pessoas levem álcool gel, utilizem máscara nos locais fechados, como banheiros, e respeitem o distanciamento social. A praia está aberta de quartas a domingos, incluindo o feriado de Ano Novo. Nas segundas e terças-feiras está fechada para manutenção.
Os ingressos custam R$ 17,75 e são vendidos somente em dinheiro, das 9h30min às 12h e das 13h30min às 16h. A população pode permanecer no local até as 18h. Não há agendamento ou reserva de ingressos. O acesso ao parque é por ordem de chegada até a capacidade estabelecida.
— Nesses dias mais quentes, e no feriadão de Ano-Novo, tem que chegar cedo. Quando era 350 (a capacidade de visitantes) já lotava, imagina agora — comenta Dayse.
O ingresso não é garantia para churrasqueira e quiosques: seu uso está condicionado à ordem de chegada. Além disso, é obrigatório levar o carvão, pois não é permitido utilizar qualquer tipo de material existente no local (lenha, gravetos etc.).