Um incêndio atingiu ao menos quatro casas, na manhã desta quinta-feira (19), no bairro Cristal, zona sul de Porto Alegre. O fogo atingiu residências da Alameda A, acesso da Rua Curupaiti, próximo à esquina da Avenida Capivari.
As chamas começaram entre 7h e 7h30min, segundo os moradores. O primeiro socorro foi prestado por um bombeiro que passava de moto, a caminho do trabalho. Ele foi auxiliado por Eliete Gonçalves, 36 anos.
— Molhei uma toalha e entreguei pro bombeiro. Foi um anjo. Ele ajudou a tirar uma jovem pela janela — conta.
Como as construção são muito próximas, o fogo se alastrou rapidamente. Os danos foram principalmente em móveis, telhados e os forros, de madeira ou PVC, segundo os bombeiros.
Técnico em manutenção, Luciano Mendes, 44 anos, ouviu o barulho das telhas quebrando.
— Quando eu subi, vi fumaça preta e as chamas altas. Já começamos a nos arrumar para sair, minha esposa e minha filha — disse o vizinho das casas atingidas pelo incêndio.
Até as 8h45min, o número exato de locais danificados ainda era incerto. Segundo o primeiro-tenente Vagner Silveira, do 1º Batalhão dos Bombeiros Militares, os moradores estão ainda retirando móveis, mas há casas com perda total.
No meio do resgate, gritos de alívio foram ouvidos desde a rua, quando dois cães, Boris e Macaco, foram salvos pelo sargento José Antônio Borges Maciel Neto. Ele enrolou os animais em uma coberta. Um adolescente saiu com um dos cães no colo, e o outro se escondeu por causa da movimentação.
— Ele se escondeu, muito assustado, embaixo da cama. E deu certo — diz o socorrista, com Boris ao colo.
O bombeiro que fez o atendimento inicial inalou fumaça, foi atendido pelo Samu e encaminhado ao Hospital de Pronto Socorro da Capital (HPS). Nenhum morador ficou ferido.