Aos 30 anos, ela será a única representante da América Latina durante uma reunião virtual com parlamentares ingleses, no próximo dia 27. A médica Mayara Floss, que trabalha na Unidade de Saúde Costa e Silva, na zona norte de Porto Alegre, foi convidada por uma comissão parlamentar do Reino Unido para palestrar, ao lado de outros especialistas, em uma espécie de consulta sobre saúde rural.
Mayara se tornou referência internacional no assunto depois que, em 2016, criou o Rural Seeds, projeto que conecta jovens médicos do mundo inteiro para atender indígenas, pescadores, agricultores, quilombolas e outros povos que vivem longe dos grandes centros.
Segundo a médica, os países britânicos sofrem com o baixo número de profissionais de saúde em áreas rurais — fenômeno identificado em todo o planeta. Relatos dela e de outros colegas vão contribuir para a definição de novas políticas públicas no Reino Unido, gerando um documento oficial, ainda sob sigilo.
— Metade da população mundial vive em áreas rurais, mas só 24% dos médicos decide ir para esses lugares. Me sinto honrada em falar sobre saúde para todos — conta a médica residente em Medicina de Família e Comunidade do Grupo Hospitalar Conceição.
Na palestra, Mayara pretende abordar tópicos como Sistema Único de Saúde (SUS) e Programa Mais Médicos, explicando para o parlamento as potencialidades e problemas do sistema brasileiro.
Ela é engajada na saúde rural desde 2014, quando estagiou pelo interior da Irlanda atendendo agricultores. No Brasil, conheceu de perto as precariedades do atendimento em áreas de seca, como o interior de Minas Gerais e Pernambuco. No Rio Grande do Sul, participa de um trabalho em Santa Maria do Herval, no Vale do Sinos, onde grande parte da população trabalha na agricultura e na indústria de sapatos.
— Pretendo explicar para eles como nos organizamos aqui no Brasil, desde nossas conquistas até as dificuldades de financiamento. Será uma forma de repensar a saúde rural a nível global — conclui Mayara, que já palestrou em países como Tunísia, Austrália, Turquia e Índia, e se apresentou na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), nos Estados Unidos.