Pelo segundo dia seguido, paralisação de funcionários do Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família (Imesf) fecha postos de saúde em Porto Alegre. Na manhã desta quinta-feira (15), seis unidades não abriram.
A greve se iniciou na quarta-feira (14) e vai até sexta-feira (16). O SindiSaúde aguarda um efeito suspensivo da rescisão dos contratos de trabalho dos profissionais do órgão junto ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT).
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) afirma que, até as 10h, as unidades de saúde Mato Sampaio, Batista Flores, Jardim Protásio Alves, Wenceslau Fontoura, Safira Nova e Vila Brasília estavam fechadas, o que, segundo a SMS, deixa, potencialmente, cerca de 27 mil pessoas sem atendimento.
A reportagem esteve na unidade Mato Sampaio, no bairro Bom Jesus. As grades estavam fechadas e não havia ninguém no local. Também não havia cartazes informando sobre a greve.
Como depende da adesão, a secretaria não sabe se as mesmas unidades estarão fechadas ou se outras serão atingidas na sexta-feira.