Após dois dias de postos fechados, o atendimento foi retomado em unidades de saúde de Porto Alegre na manhã desta sexta-feira (16). Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, todas estão abertas e atendendo a população.
Na quinta-feira (15), seis postos ficaram fechados devido à greve de servidores do Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família (Imesf). Na quarta (14), foram sete.
Trabalhadores ligados ao Sindisaúde decidiram encerrar a greve depois que a Justiça do Trabalho suspendeu a demissão dos funcionários do Imesf até dezembro deste ano. A decisão liminar garantiu ainda que os trabalhadores que optem por deixar o instituto tenham direito a verbas rescisórias. A Justiça, no entanto, não determinou a reintegração imediata de quem já foi demitido.
Sobre o assunto, a Procuradoria-Geral do Município informou apenas que "irá discutir o tema e vai recorrer da decisão".
Também na quinta-feira, uma audiência de mediação terminou com acordo entre as partes envolvidas. Os trabalhadores se comprometeram a manter o mínimo de 80% de prestação de serviços. Da mesma forma, o Imesf e a prefeitura foram autorizados a fazer remanejamentos em caso de necessidade.