Foi de movimentação e aglomerações a noite desta sexta-feira (18) em Porto Alegre, a primeira em que os bares tinham permissão para funcionar até as 23h. Sete estabelecimentos foram autuados - alguns por permanecerem abertos após o horário, avançando pela madrugada de sábado (19), outros por causa da grande quantidade de pessoas do lado de fora.
Em um primeiro momento a Guarda Municipal informou que haviam sido autuados seis estabelecimentos. Posteriormente, o número foi atualizado para sete.
Uma força-tarefa formada por equipes da Guarda Municipal, Brigada Militar, EPTC, Corpo de Bombeiros e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) fiscalizou regiões que costumam registrar maior circulação, como o Centro, a Cidade Baixa, a Avenida Nova York e a Rua Padre Chagas, no Moinhos de Vento.
Segundo a Smde, foram dispersadas três aglomerações apenas na rua da República, na Cidade Baixa.
Nas primeiras horas desse sábado, cerca de 20 pessoas permaneciam na Rua José do Patrocínio, na Cidade Baixa.
Conforme o decreto publicado na quinta-feira, restaurantes, padarias, lancherias, bares e similares podem encerrar as atividades até as 23h, mas devem permitir o ingresso de clientes até, no máximo, as 22h. As regras valem para estabelecimentos localizados em shoppings centers.
De acordo com o auto de infração, os estabelecimento têm 30 dias para apresentar sua defesa. Depois, é estipulado o valor da multa. Eles podem recorrer novamente em 30 dias.
As equipes que integram a força-tarefa informaram que uma nova fiscalização será feita na noite desse sábado na Capital.