Com a liberação para funcionar até as 23h, bares e restaurantes de Porto Alegre registraram na noite desta sexta-feira (18) uma grande circulação de pessoas. No bairro Cidade Baixa e na Rua Padre Chagas, no bairro Moinhos de Vento, a reportagem de GZH flagrou vários pontos em que havia aglomerações e muitos clientes, que não estavam consumindo, sem máscara. Na Avenida Nova York, no bairro Auxiliadora, também foram registradas aglomerações.
Por volta das 22h30min, vários bares localizados na Rua Padre Chagas seguiam recebendo novos clientes e em muitos o público estava aglomerado do lado de fora. Havia ainda grande circulação de veículos, chegando a causar congestionamentos em alguns pontos.
Na Cidade Baixa, o local mais procurado foi a rua da República. Alguns estabelecimentos conseguiam controlar a distância entre os clientes. No entanto, no cruzamento com a rua General Lima e Silva, várias pessoas se aglomeravam em rodas de conversa.
Quem preferiu locais mais calmos optou por sentar na rua. É o caso do analista de suporte Samuel Michels, que decidiu jantar com um amigo na parte de fora de um restaurante na Cidade Baixa.
— Não tenho receio de sair, mas mantenho as práticas de higiene. É muito bom poder sair, reencontrar os amigos e não ficar trancado em casa. Ainda há preocupação com as aglomerações, mas é mais perigoso pegar um ônibus do que sair com um amigo — afirmou Samuel.
A psicóloga Juliana Cordeiro decidiu sair para jantar, na Cidade Baixa, depois de seis meses. Segundo ela, o momento era de esgotamento dentro de casa. Mas, nem por isso, a procura foi por um lugar mais movimentado.
— Decidimos escolher um lugar mais vazio, pois pareceu mais seguro. Caminhando na rua, vi muita gente relaxando e não usando máscara. As pessoas não estão lidando com a doença como deveriam. Eu saí hoje, mas vou esperar mais um pouco para repetir a dose — relatou Juliana.