O mais recente decreto da prefeitura de Porto Alegre sobre as medidas de distanciamento social flexibiliza as atividades esportivas. Desde a última quinta-feira (10), a prática de esportes coletivos está liberada, mas com algumas regras: deve ser respeitado o limite de quatro pessoas no espaço e a distância de no mínimo dois metros entre os praticantes. Antes, apenas as atividades individuais estavam permitidas. A nova regra vale para locais destinados a atividades esportivas, como quadras e áreas para exercícios físicos, inclusive em clubes sociais e em condomínios.
A prefeitura de Porto Alegre explica que a flexibilização vale para qualquer esporte, desde que sejam adotados os protocolos descritos no decreto. Na prática, a nova norma abre espaço, principalmente, para atividades como tênis em dupla, vôlei de praia e beach tennis em dupla.
Alguns clubes, como a Sogipa e o Grêmio Náutico União, já abriram essa possibilidade aos associados. A realização de esportes de contato físico segue vedada. Jogos de futebol profissional obedecem a regramento próprio e estão liberados.
O secretário-adjunto da Saúde do município, Natan Katz, afirma que a recente flexibilização ocorre em razão da situação da transmissão do vírus em Porto Alegre, com a estabilização e tendência de queda na ocupação de leitos de UTI. Katz explica que o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus da Capital segue analisando o cenário da crise sanitária para avaliar mais flexibilizações no futuro.
— Isso vai sendo feito aos poucos. Na medida do possível, a gente vai flexibilizando. Está sempre sob os nossos cuidados. A gente agora vai ter de ver como as coisas andam nos próximos dias, nas próximas semanas para tomar novas decisões — afirmou Katz.
A liberação de mais participantes nas atividades coletivas e a possibilidade de esportes de contatos estão entre as principais solicitações das entidades do setor, segundo o secretário-adjunto.
Katz destaca a importância do respeito aos protocolos de segurança para diminuir as chances de transmissão do vírus e a possibilidade de novas restrições.
— Agora que a gente vai deixar mais pessoas, acho que é importante reforçar os cuidados. Às vezes, nas quadras, a gente tem as pessoas esperando sua vez de jogar. É importante que a gente reforce ações para evitar o contato, porque não adianta fazer um distanciamento enquanto está jogando e, enquanto está esperando, estar todo mundo em um bolinho conversando. Tem que ter a responsabilidade de todos para a gente manter a taxa de transmissão controlada — pontua.
O que pode
Prática de esportes individuais e coletivos limitados ao máximo de quatro pessoas concomitantes, inclusive em clubes sociais e condomínios, desde que sem contato físico e com distanciamento mínimo de dois metros entre os praticantes.
O que não pode
Esportes individuais e coletivos, com mais de quatro pessoas, com contato físico e distanciamento menor do que dois metros.