Um decreto publicado nesta quarta-feira (9) pela prefeitura de Porto Alegre permite que o sistema de bufê seja retomado da maneira tradicional, quando o cliente pode montar o próprio prato. A partir desta quinta-feira (10), restaurantes com esse tipo de serviço poderão oferecer luvas individuais aos clientes. Até agora, a refeição era servida por funcionários.
Para funcionar dessa forma, é obrigatório que o estabelecimento disponibilize um escudo de proteção em cima do bufê e garantir o distanciamento mínimo de dois metros entre os clientes durante a montagem dos pratos.
O texto da prefeitura também institui um grupo especial de trabalho que fica encarregado de analisar e propor alternativas para a volta das atividades de ensino durante a pandemia causada pelo coronavírus.
O documento inclui, ainda, permissão para retomar a prática de esportes coletivos, desde que limitados ao máximo de quatro pessoas simultaneamente e sem contato físico.
Com isso, as áreas destinadas para exercícios físicos, inclusive em clubes sociais e condomínios residenciais, ficam liberadas para essas atividades, seguindo as regras de distanciamento mínimo (dois metros entre os participantes).