O sapato pela pantufa, o show pelo streaming, o bar pelo pijama no sofá... Prestes a completar cinco meses distante da boemia em razão da pandemia da covid-19, o público porto-alegrense já se acostumou a essas trocas, potencializadas pela chegada do inverno.
Pois os sócios do Agulha, bar no 4º Distrito, decidiram apostar justamente em alguns desses novos lazeres para reforçar o caixa e o elo afetivo do público com o estabelecimento.
— Antes, nosso produto era a aglomeração, vendíamos a junção de pessoas. Quando a pandemia chegou, precisamos inventar alguma coisa para seguir pagando os boletos. É desesperador, mas tem funcionado em algum aspecto — desabafa Eduardo Titton, 33 anos, que toca o Agulha com Fernando Titton, 31 anos.
A ideia veio depois de uma conversa com amigos designers, que ofereceram ajuda voluntária à dupla. Os primeiros produtos bolados pela equipe foram peças de roupa "para usar no sofá": um pijama retrô estilo Pateta (com botões traseiros e tudo), meia e camiseta. Tudo personalizado, com o tom laranja, escolhido para a paleta de cores da marca lá em 2017, ano de inauguração do Agulha.
— É como se vendêssemos "pedaços" do Agulha. Por isso os produtos levam nosso nome, nosso logo, a lembrança de que existimos. São coisas que têm relação com o espaço, e também com os momentos que estamos passando, dentro de casa — conta Eduardo.
Mais tarde, vieram o baralho e o kit de pingue-pongue (quando aberto, uma das atrações do local), além de bebidas - como cachaça, cerveja e drinks engarrafados - todos disponíveis no site. A última investida nas vendas foi oferecer aos antigos frequentadores pôsteres dos inúmeros shows que passaram pelo bar. Parte da renda adquirida com os cartazes será destinada a artistas da Capital.
— A lojinha tem ajudado a pagar as contas. Mas o mais importante é que isso nos traz ânimo. É muito triste ficar fechado, sem perspectiva de retorno, vendo o trabalho de anos ir para o ralo. Cada venda é como um carinho, é alguém que lembrou do bar — conclui Eduardo, de portas cerradas desde 16 de março.