O nível do Guaíba continua caindo neste domingo (12) e chegou a 2,29m na medição realizada às 19h no Cais Mauá. Neste ponto, o nível normal é de 1,20m. De acordo com a defesa civil municipal, nas últimas 24 horas, a redução foi de 30 cm.
A tendência é que as águas sigam baixando, tanto no Guaíba como no Delta do Jacuí. No entanto, a Defesa Civil mantém o alerta para a situação em função das altas vazões recebidas dos rios Jacuí, Taquari, Pardo, Caí, Sinos e Gravataí. O monitoramento aponta que as vazões destes rios seguem acima da normalidade em função da cheia.
— Se nós não tivermos chuvas expressivas, inclusive observando esses rios acima do Delta do Jacuí, e o vento continuar favorável, estamos confiantes de que até o meio da semana conseguimos retomar a normalidade — afirmou o coronel Evaldo Rodrigues de Oliveira Júnior, diretor-geral da Defesa Civil de Porto Alegre.
Se as águas continuarem baixando, a Defesa Civil acredita que até o meio da semana as seis famílias – em um total de 15 pessoas – da Ilha Grande dos Marinheiros que estão em abrigo na Escola Alvarenga Peixoto poderão voltar para casa e retomar suas rotinas.
Nesta madrugada, não houve nenhum chamado solicitando remoção.