Uma solicitação curiosa mobilizou os bombeiros na madrugada desta quinta-feira (30) em Porto Alegre: um forte cheiro de gás, sentido por moradores em diferentes bairros da zona norte. O que chama atenção é que, por enquanto, a origem do cheiro não foi identificada.
Segundo os bombeiros, foram diversas ligações recebidas por volta da 1h. Eram moradores de bairros no entorno do Terminal Triângulo.
– Em umas nove ruas ali na volta, as pessoas estavam informando sobre o cheiro. Nós avisamos a Sulgás e fomos até a região fazer buscas. Nossa viatura rodou, rodou e não localizou o vazamento – relata o tenente Fausto Gusmão Althaus, oficial de serviço dos bombeiros que estava de plantão durante a madrugada.
Até por volta das 5h, a reportagem de GaúchaZH ainda recebia relatos de moradores sobre o cheiro de gás. Foram enviadas mensagens sobre os bairros Humaitá, São Sebastião e Sarandi, além da região do aeroporto.
Por volta das 9h, a reportagem circulou pelos bairros. O cheiro só foi sentido na região das avenidas Assis Brasil com a Sertório.
Conforme o analista financeiro Gabriel Rotta, morador do bairro Humaitá, os moradores do condomínio sentiram o cheiro por volta das 3h30min. A administração do local optou por desligar todo o fornecimento de gás do condomínio, por precaução.
– Hoje cedo vimos relatos em grupos de moradores de diferentes partes da zona norte. Procuramos a Sulgás e ele dizem que não houve nenhum vazamento. Quem precisou tomar banho cedo não teve água quente.
José Dalberto, guarda de uma empresa na Avenida Ernesto Neugebauer, disse que chegou para trabalhar por volta das 7h e que não sentiu nada.
– O cheiro de esgoto aqui na região é forte, as pessoas podem estar confundindo – brincou.
Por meio de nota, a Sulgás informou que recebeu chamadas sobre o problema entre 1h30min e 4h30min nos bairros Cristo Redentor, Jardim Lindoia, Sarandi, Jardim Floresta e Farrapos, todos na zona norte. Os técnicos foram até os locais dos chamados e arredores, levando equipamentos de detecção. No entanto, conforme a companhia, “não foi identificado nenhum vazamento em relação ao gás natural, apenas um cheiro característico de algum outro agente no ar”.
O canal de atendimento da Sulgás funciona no telefone 0800 54 197 00, durante 24 horas por dia.