Uma tubulação de gás natural rompeu na manhã desta terça-feira (7), na Rua Anita Garibaldi, no bairro Boa Vista, zona norte de Porto Alegre. A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (SMIM) realiza uma obra de drenagem do Arroio Areia no local.
O rompimento aconteceu quando os trabalhadores utilizavam uma retroescavadeira. Os bombeiros foram acionados, mas ninguém ficou ferido. Segundo a Sulgás, houve vazamento de gás, mas a situação foi controlada rapidamente pelos técnicos da empresa.
As obras de drenagem do arroio causam bloqueios no trânsito entre as ruas Líbero Badaró e Tomáz Gonzaga. Na Anita Garibaldi, sentido Centro-bairro, a partir da Tomáz Gonzaga, fica permitido apenas o acesso local para moradores.
No sentido contrário, bairro-Centro, o acesso local é permitido a partir da Líbero Badaró até o bloqueio da Rua Desembargador José Bernardo de Medeiros.
Conforme a Sulgás, o conserto da tubulação foi finalizado por volta das 18h desta terça.
Confirma nota da Sulgás
A Sulgás teve sua rede atingida por uma obra da prefeitura na rua Anita Garibaldi, em Porto Alegre, no fim da manhã de hoje. O incidente ocasionou um vazamento de gás, que foi prontamente controlado pela equipe técnica da Sulgás. Em situações como essa, é importante esclarecer que o gás natural é mais leve que o ar e, por essa característica, ele se dissipa rapidamente e não há acúmulo de gás, reduzindo o risco de acidentes.
Assim que identificada a ocorrência, a Sulgás acionou seu Plano de Ação de Emergências, interrompendo o fluxo de gás neste trecho até a completa recomposição do duto.
A Sulgás ressalta ainda que a presença da rede de gás natural canalizado está identificada por placas e tachões junto às vias públicas. A companhia monitora permanentemente as redes, mas recomenda que os empreendedores e a comunidade, antes de iniciar as escavações nessas áreas, entrem em contato com a Sulgás, para que possam ser feitos a orientação e o acompanhamento necessários. A ligação é gratuita e este serviço funciona 24 horas por dia através do telefone 0800 54 197 00.