A Uber disponibilizou para Porto Alegre, nesta quarta-feira (18), uma ferramenta que permite que usuários e motoristas gravem o áudio de uma viagem dentro da plataforma e usem este arquivo para reportar qualquer acontecimento em que tenham se sentido desconfortáveis.
Chamada de U-Áudio, a ferramenta pode ser acessada através do menu de “recursos de segurança” do aplicativo, que aparece durante uma viagem. Após o encerramento da corrida, ou por meio do histórico, tanto o usuário quando o motorista poderão relatar algum incidente e anexar o arquivo com o áudio.
Uma vez enviada ao atendimento da empresa, a gravação é analisada e usada para entender o incidente. Ela também é usada para tomar a decisão de desativação do motorista ou do usuário que tenha feito algo inadequado. O conteúdo permanece no celular por sete dias e depois é deletado automaticamente.
O arquivo também poderá ser usado para ajudar em investigações ou ser compartilhado com as autoridades, de acordo com o devido processo legal.
Para manter a privacidade do cliente, os usuários e motoristas são informados que o recurso está disponível e que eles podem ser gravados. Afim de manter o processo com maior segurança, nem o motorista, nem o usuário podem ouvir o conteúdo da gravação pelos seus celulares, apenas a Uber.
— Vale destacar que esse conteúdo fica criptografado no dispositivo e só conseguimos ouvir quando o motorista ou usuário nos enviam junto a uma denúncia. — explica Marcello Azambuja, diretor da Uber Tech Center no Brasil.
Porto Alegre não é a primeira cidade a receber esta ferramenta. Em fevereiro, o recurso foi liberado em formato de teste para as cidades de Salvador, Campo Grande, São Luís, Sorocaba e Uberlândia.