Para tentar conter a propagação do coronavírus entre motoristas e passageiros, empresas de aplicativo de transporte lançam mão de estratégias para proteger a população e evitar o contato entre usuários e parceiros.
A Cabify disponibilizará uma película plástica de isolamento aos colaboradores. Ela será posicionada logo atrás dos bancos dianteiros, com o objetivo de impedir o contato com pessoas sentadas nos assentos traseiros. Além desse material, que tem sobrevida superior a seis meses, a empresa distribuirá máscaras reutilizáveis e álcool em gel.
Por meio de nota, a empresa afirmou que a iniciativa abrangerá as oito cidades brasileiras onde atua. Além de Porto Alegre, entram na lista São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Brasília, Santos e Campinas. A película, contudo, não será aplicada em todos os carros, mas somente nas áreas de maior fluxo e em veículos de motoristas mais ativos.
Ainda conforme a Cabify, a implementação da medida “não tem data certa, pois também depende da volta da quarentena” dos funcionários que farão a instalação da proteção.
Luis Saicali, presidente da Cabify Brasil, afirma que essa ação é resultado de um comitê focado em desenvolver soluções para clientes e motoristas:
— O fornecimento de equipamentos de segurança aos motoristas parceiros faz parte de uma iniciativa que visa a aumentar a proteção desses profissionais, que são essenciais no momento em que estamos vivendo.
Uber lança tecnologia de verificação de uso de máscara
Já a Uber criou um mecanismo de verificação online das medidas de segurança. Antes que o motorista ou entregador possa ficar online, é solicitado a ele que confirme o uso da máscara de proteção facial.
Para isso, o parceiro colaborador precisa tirar uma selfie. Uma vez detectado esse objeto na imagem, o indivíduo está liberado para fazer as corridas. A tecnologia passou a valer para o mundo inteiro nesta segunda-feira (18).
Além desta tecnologia empregada, a gigante também oferece a possibilidade para que os motoristas peçam reembolso para itens como álcool em gel e máscaras que foram comprados.
Constantemente, o aplicativo envia mensagens informativas a clientes e motoristas sobre cuidados a serem tomados. Além disso, foi suspensa a modalidade Uber Juntos – que permitiria o compartilhamento de viagens –, e nas entregas foi disponibilizada a opção “deixar na porta” para evitar contato com o entregador.
A companhia ainda promete assistência financeira ao motorista ou entregador parceiro diagnosticado com coronavírus ou que fizer parte do grupo de risco por até 14 dias, desde que apresente atestado médico. Contudo, não foi informado qual seria o valor desde benefício.
99 promove limpeza nos veículos
A 99 aplicou nos veículos de colaboradores um processo de desinfecção que, segundo eles, “cria uma camada extra de proteção por até 72 horas”. Quando expirada a proteção, os motoristas podem voltar para a fila de limpeza do automóvel sempre que for necessário. A companhia relatou também que, em todo o Brasil, mais de 50 mil carros foram submetidos a esta técnica. Em Porto Alegre, cerca de 5 mil veículos já passaram pela higienização.
A ação é gratuita e ocorre até o dia 30 de maio no estacionamento da Casa 99, na Avenida Padre Cacique, 290, no 1º andar. Por meio de nota, foi informado que a empresa estuda ampliar a iniciativa.
Além disso, a empresa está distribuindo 550 mil máscaras laváveis aos parceiros de mais de 20 cidades do Brasil. De acordo com a 99, na capital gaúcha, os motoristas já começaram a receber suas máscaras de proteção para aumentar sua segurança e de passageiros que ainda precisem se deslocar pela cidade.
Soma-se às ações práticas, os vídeos educativos e podcasts sobre o fundo, no valor de US$ 10 milhões, que a companhia criou para auxiliar motoristas diagnosticados com a covid-19.
Vale lembrar que o uso de máscara é obrigatório para todos os passageiros, independentemente do aplicativo escolhido para a viagem.