Após a confirmação do primeiro caso de coronavírus em indígena, a prefeitura de Porto Alegre avalia a testagem de toda a aldeia. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foram testados os contatos próximos do paciente, e o resultado deve ser divulgado até o final desta sexta-feira (16). A partir disso, haverá uma avaliação sobre a necessidade ou não de testagem de todos os integrantes.
Segundo a responsável pela área técnica da SMS, Rosa Rosado, além do paciente, foram testados 51 indígenas, dos 147 que vivem na aldeia.
– Foram feitos os testes de PCR dos contatos próximos e estamos no aguardo dos resultados – afirma Rosa.
O indígena é um integrante do povo caingangue que procurou atendimento em 12 de junho e teve o exame confirmado na última segunda-feira (16). Ele estava internado no Hospital Nossa Senhora da Conceição, recebeu alta na tarde desta quinta-feira (18) e agora se encontra em isolamento.
No país, são 3.079 casos confirmados de coronavírus entre povos indígenas, de acordo com dados da Secretaria Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde. Destes, 80 estão no Rio Grande do Sul.