O rompimento de uma tubulação da rede de água de Porto Alegre na madrugada desta quarta-feira (6) deixa ao menos 13 bairros da Capital desabastecidos. Conforme o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), foi preciso fechar os registros da rede que passa pelo local, no Higienópolis, para tornar possível o conserto.
Durante os trabalhos, devem ficar sem água os bairros São João, São Geraldo, Anchieta, Auxiliadora, Higienópolis, Navegantes, Jardim São Pedro, Floresta, Humaitá, Passo D’areia, Vilas Floresta, Farrapos e Ipiranga. O conserto deve terminar só na noite desta quarta, com previsão de normalização do abastecimento pleno durante a madrugada de quinta (7).
"Como no local passam redes de água de tamanhos diferentes, é necessário aguardar a escavação para identificação da rede rompida. Para realizar o conserto emergencial, a tubulação deve estar seca, portanto, as equipes fecharam os registros das redes da área. Por ser um volume grande de água, foi necessário realizar um fecho mais extenso do que o previsto inicialmente (no início da manhã), para que a água pare totalmente. O serviço é complexo e deve se estender até a noite", informou o departamento, em nota.
O vazamento provocou uma espécie de cachoeira na Rua Carlos Von Koseritz, esquina com a Rua Dona Leopoldina, provocando alagamento no pátio e na garagem de um prédio. A água descia com força de correnteza até a Avenida Benjamin Constant, que ficou alagada no sentido Centro-bairro.