Em mais um feriado ensolarado, moradores de Porto Alegre contrariaram recomendação para reduzir a disseminação do coronavírus e desrespeitaram o distanciamento social. O fotógrafo de GaúchaZH Jefferson Botega circulou três horas por espaços mais afastados da região central na tarde desta sexta-feira (1º), Dia do Trabalho, flagrando bastante gente, principalmente na principal área verde do bairro Humaitá, na Zona Norte. Havia até gente fazendo churrasco no Parque Mascarenhas de Moraes. Em um dos quiosques do local, havia um grupo de nove pessoas.
No Parque Alim Pedro, no IAPI, também na zona norte de Porto Alegre, o movimento era menor. Algumas pessoas usavam a pista para correr ou caminhar – a prefeitura informa que caminhadas e corridas individuais ou em dupla com pessoa da convivência diária podem ocorrer, mas sempre mantendo o distanciamento e evitando lugares de aglomeração. Uma jovem pendurou uma rede em árvores do parque para tomar chimarrão.
Na Praça Darcy Azambuja, no bairro Intercap, zona leste da capital, chamava atenção o grande número de crianças brincando no playground. Muita gente que frequentava a área não usava máscara.