A Secretaria Estadual de Saúde vai receber mais 284 mil doses para a vacinação contra a gripe no Estado. As vacinas serão usadas na segunda etapa da campanha de imunização. A previsão é de que o quantitativo seja enviado nesta quarta-feira (15). Confira quais são os locais que têm as doses na tabela atualizada da prefeitura.
Ainda na segunda-feira (13), um lote com 272 mil doses já havia sido enviado pelo Ministério da Saúde. Dessa leva, cerca de 10% ainda foi enviado para ser usado na primeira fase da campanha, que teve grande procura de idosos e profissionais da área da saúde.
Na segunda fase, que começa na quinta-feira (16), serão vacinados doentes crônicos, profissionais das forças de segurança e salvamento, pessoas privadas de liberdade, funcionários do sistema prisional e caminhoneiros e motoristas de transporte coletivo e portuário.
Em Porto Alegre, no entanto, a prefeitura decidiu liberar já nesta terça a imunização de agentes da Guarda Municipal. Para evitar a exposição dos idosos — que seguem sendo vacinados —, foram selecionadas oito unidades da rede de farmácias Panvel. Profissionais de outras áreas da segurança serão imunizados a partir de quinta-feira, com os demais grupos.
Vacinação em drive-thru na Capital
Nesta segunda etapa, a imunização para os novos grupos se dará principalmente em postos de saúde ou nos locais de trabalho em Porto Alegre. Para doentes crônicos, no entanto, foram selecionados oito pontos de drive-thru (veja lista abaixo).
Com isso, o objetivo da Secretaria Municipal da Saúde é evitar a exposição deste grupo, que é considerado de risco para o coronavírus. Com a vacinação em drive-thrus, os doentes crônicos evitam aglomerações. Quem for se vacinar deve levar laudo médico ou receita que comprove a doença a partir das 9h.
No caso dos motoristas de transporte coletivo e portuário, é necessário apresentar a carteira funcional. Para os caminhoneiros, a carteira de habilitação correspondente à atividade será suficiente.
A Confederação Nacional do Transporte (CNT) colocou à disposição do Ministério da Saúde bases do Sest/Senat para imunização de caminhoneiros em rodovias. Até agora, no entanto, não houve resposta, segundo a CNT.
A terceira fase da campanha começa no dia 9 de maio. Poderão se vacinar professores, crianças de seis meses a cinco anos, gestantes, puérperas (mulheres no período após o parto), adultos dos 55 aos 59 anos e deficientes físicos.
Pontos de drive-thru para doentes crônicos (a partir do dia 16)
- Chuí – Praça José Alexandre Záchia – Av. Chuí, Cristal
- Baltazar de Oliveira Garcia – Avenida Baltazar de Oliveira Garcia, 744 – São Sebastião
- Praça João Batista Lessa – Rua Jorge Mello Guimarães, s/nº, Restinga
- Parada 10 da Lomba do Pinheiro – João de Oliveira Remião, 4444
- Morro Santana – Rua Marieta Mena Barreto, 210
- Santa Cecília – Estacionamento do Mc Donald’s (cruzamento da R. Silva Só com a Av. Ipiranga)
- Tristeza – Praça Comendador Souza Gomes, em frente à Unidade de Saúde Tristeza
- IAPI – Rua Três de Abril, 90 – Passo d’Areia