A partir de quarta-feira (1º), a prefeitura de Porto Alegre muda a estratégia para vacinar idosos contra a gripe: pessoas com mais de 80 anos receberão as doses em casa. São cerca de 14 mil idosos nesta situação na cidade — ainda não se sabe se parte já recebeu ou não a imunização.
A medida será possível devido a uma parceria com o Sesc, que disponibilizou oito carros para a prefeitura, com quatro enfermeiros e quatro técnicos de radiologia, para trabalhar entre 8h e 17h. O Executivo municipal vai complementar a logística com profissionais próprios para ir até as residências.
As ligações para idosos começaram a ser feitas na segunda-feira (30). Segundo o setor de Atenção Primária em Saúde, os primeiros postos contemplados são os com maior número de idosos: IAPI, que tem mais de mil cadastrados, e o Modelo, que tem mais de 900.
— Isso só era feito até agora com idosos acamados ou que vivem em unidades de longa permanência, o que soma mais de 30 mil pessoas. Na semana passada, algumas unidades de saúde pequenas tinham começado, por conta própria, a vacinar todos com mais de 80 anos em casa. Agora, estamos estendendo para todos da cidade esta condição — explica a diretora-adjunta da Atenção Primária à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, a médica Diane Nascimento.
O contato com as pessoas desta faixa etária é feito por alunos da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Na ligação, será feito o agendamento para a aplicação da vacina.
Eventualmente, os carros do Sesc também poderão ser usados em atividades de logística, como entrega de doses em unidades. Também há uma parceria em andamento com a empresa 99 para que os profissionais possam se deslocar de carro até a casa dos idosos.
As pessoas entre 60 e 79 anos deverão continuar se vacinando em farmácias que possuem convênio com a prefeitura.