Com o início da distribuição do novo lote de vacinas contra a gripe, outra cena voltou a ser vista em Porto Alegre: as filas em farmácias. Antes que a prefeitura entregasse as 16 mil doses prometidas nessa remessa - o terceiro envio em uma semana -, algumas drogarias já retomaram a imunização.
Na rede Panvel, a vacinação é realizada em nove endereços (veja lista no final desta reportagem) desde o início da manhã desta terça-feira (31). A aglomeração, no entanto, é vista desde a madrugada na unidade localizada na esquina das avenidas Ipiranga e Getúlio Vargas.
O primeiro da fila foi o professor de educação física aposentado João Cláudio Paz, 66 anos:
— Já era importante (vacinar), com o coronavírus é mais importante ainda — destaca.
Apesar de não imunizar contra a covid-19, a vacinação contra a gripe pode facilitar o diagnóstico e também ajudar a desafogar o atendimento em hospitais.
Com cerca de 20 idosos aguardando, o início da aplicação das vacinas na unidade ocorreu às 7h, uma hora antes do previsto.
— Foi muito rápido, esperei só alguns minutos e já me vacinei. E nem doeu — comentou a comerciante Marlene Alves da Silva, 76.
Já na esquina das ruas 24 de outubro e Olavo Barreto Viana, bairro Moinhos de Vento, as filas eram menores. Cerca de 100 idosos foram vacinados na primeira hora de atendimento.
O professor de filosofia Jorge Antônio Munhais, 69, levou a mãe, de 90, para receber a imunização contra a gripe.
— Ela acompanha muito as notícias, e tá ligada nos cuidados que tem que ter — explica.
Em Porto Alegre, 57 farmácias foram conveniadas ao Ministério da Saúde na Campanha Nacional de Vacinação. Nos postos de saúde, serão 31 mil doses entregues, com previsão de chegada às unidades ainda nesta terça, reabrindo assim a vacinação a partir de quarta-feira (1).
Outras 20 mil serão destinadas para vacinação de profissionais que trabalham em hospitais da Capital. No total, serão distribuídas 376 mil doses de vacinas contra a gripe aos municípios gaúchos.
Lojas Panvel participantes:
- Av. Getúlio Vargas, 480 (Menino Deus)
- Av. Eduardo Prado, 1901 (Cavalhada)
- R. Dos Andradas, 1238 (Centro Histórico)
- R. Zéca Neto, 38 (Cristo Redentor)
- R. Ramiro Barcelos 1115 (Independência)
- Av. Wenceslau Escobar, 2857 (Cristal)
- R. 24 De Outubro, 722 (Moinhos de Vento)
- R. Anita Garibaldi, 2099 (Mont Serrat)
- R. Valparaíso, 698 (Jardim Botânico)