Após ter seus estoques zerados em boa parte dos postos do Estado, em alguns já no primeiro dia da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, um novo lote de doses é aguardado pelas secretarias municipais da Saúde. A remessa prevista a ser enviada pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira (30) será encaminhada na terça-feira (31) às coordenadorias regionais, possibilitando a retomada do atendimento aos idosos e profissionais da saúde na quarta-feira (1º) no Rio Grande do Sul.
Em Eldorado do Sul, na Região Metropolitana, a população acima dos 60 anos deve ser vacinada já nesta terça-feira, segundo a secretária da Saúde do municípios, Juliana Carvalho:
— Assim que chegar, a gente já distribui. Os idosos não precisam ir aos postos, nós vamos a casa vacinar, eles estão bem ansiosos pela vacina.
Mesmo sem proteger do coronavírus, a vacina contra a gripe se tornou um importante termômetro para eliminar os casos que têm sintomas semelhantes, desafogando as emergências de atendimentos desnecessários. A remessa a chegar a caminho do Estado tem 376 mil doses de proteção a influenza. Somada aos outros dois envios, estará entregue 76% do previsto para a primeira etapa da campanha, que além de pessoas acima de 60 anos, inclui os profissionais da saúde.
Segundo a Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte), a busca pelas vacinas foi o dobro do usual para o início da campanha em outros anos. De acordo com o presidente da Amlinorte e prefeito de Imbé, Pierre Emerim, a procura cresceu devido às pessoas que foram à praia para de refugiar durante a quarentena.
— Mapeamos os cadastrados e vimos que dobrou a população de idosos nos municípios costeiros, o que prejudica os moradores fixos — alerta.
Poucas doses nas farmácias
O secretário da Saúde de Porto Alegre, Pablo Sturmer, aguarda a confirmação de disponibilidade dos lotes, o que só ocorre após a chegada e contabilidade do medicamento. A expectativa é que 67 mil doses fiquem na Capital.
Na manhã desta segunda-feira (30), havia vacina em poucas farmácias conveniadas com a prefeitura para aplicação em idosos. Cerca de 10 unidades realizavam atendimento por volta das 10h, o equivalente a 20% do total de unidades conveniadas para imunizar os idosos, a partir das doses enviadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Junto ao Hospital Vila Nova, uma unidade da Rede Agafarma instalou um toldo para proteger os pacientes do sol forte. Cadeiras foram dispostas distantes umas das outras para evitar o contato entre quem aguardava o chamado para a imunização. Havia até música.
— A música acalma quem está esperando — explica o gerente da loja, Vinicius Fagundes.
A farmácia distribuiu 200 senhas nas primeiras horas da manhã, mesmo número que seria entregue à tarde.
A orientação da prefeitura é para que os idosos procurarem as farmácias, evitando exposição nas unidades de saúde. Na mesma linha, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, recomendou que a vacinação de rotina de crianças nos postos de saúde seja suspensa até 15 de abril. A meta estabelecida pelo ministério é vacinar pelo menos 90% dos 213 mil idosos que compõem o grupo na capital gaúcha, de acordo com o Censo 2010 do IBGE.