A grande procura por proteção contra a gripe esvaziou o estoque de vacinas em municípios da Região Metropolitana e do Vale do Sinos nos três primeiros dias da campanha nacional de imunização. Nesta etapa, são priorizados idosos e profissionais da saúde. Gravataí, Novo Hamburgo, São Leopoldo e Sapucaia do Sul registravam falta de doses nesta quarta-feira (25), enquanto em Alvorada, Canoas e Viamão o estoque estava para acabar. A recomendação é que os idosos permaneçam em casa e aguardem informações sobre a chegada de novas doses.
A reposição de vacinas segue cronograma do Ministério da Saúde. A previsão é de que mais vacinas sejam enviadas ao Rio Grande do Sul no início da próxima semana, segundo a Secretaria Estadual da Saúde (SES). Entretanto, as prefeituras ainda não trabalham com datas para a retomada da vacinação.
A campanha nacional de vacinação foi antecipada pelo Ministério da Saúde devido ao avanço da pandemia de coronavírus no Brasil. Segundo o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, os pacientes que chegarem às unidades de saúde com sintomas gripais e informarem que tomaram a vacina irão facilitar o diagnóstico do coronavírus, já que as doenças contempladas na vacina não serão consideradas.
Confira a situação nos municípios:
São Leopoldo
Aproximadamente 15 mil pessoas do grupo prioritário foram imunizadas e já não há mais vacinas disponíveis. A última dose foi aplicada na manhã desta quarta-feira. Dez mil doses foram esgotadas na segunda-feira (25), outras 4 mil na terça-feira e mil nesta quarta.
Gravataí
Situação semelhante é observada em Gravataí. No município da Região Metropolitana, 5 mil doses foram distribuídas ontem nas 28 unidades de saúde do município e já terminaram.
Viamão
Em Viamão, depois de ter o estoque de vacinas esgotado já no primeiro dia da campanha nacional de imunização contra a gripe, o município da Região Metropolitana está próximo de ficar novamente sem doses para aplicação. De acordo com a prefeitura, 10,2 mil vacinas foram aplicadas somente na última segunda-feira (23) em pessoas do grupo prioritário.
Com o esgotamento do estoque, foi enviado um lote extra com 5 mil doses ao município para dar sequência à vacinação. Conforme a prefeitura, o lote já está próximo do fim e um novo pedido foi feito ao governo do Estado. A estimativa é de que 15,2 mil pessoas sejam imunizadas nestes três primeiros dias.
Com isso, a rede privada de farmácias não fará a aplicação da vacina em Viamão. A imunização ocorre em sete postos de saúde da cidade e em dois locais montados no Centro e no bairro Santa Isabel. Outra opção, no caso dos idosos, é ligar para uma das unidades de saúde do município e pedir a visita de um técnico que fará a vacina em domicílio
Canoas
A situação é semelhante em Canoas. Quinze mil doses já foram aplicadas e as vacinas deveriam terminar ainda nesta quarta.
Alvorada
Houve reforço de mais 4 mil doses e o estoque deve durar até esta quinta-feira. A cidade possui 17,7 mil idosos e aproximadamente 2 mil profissionais de Saúde, conforme a prefeitura.
Sapucaia do Sul
Foram distribuídas 6 mil doses, conforme a prefeitura, que foram esgotadas já na segunda-feira. Uma segunda remessa de 2,8 mil doses foi recebida na terça e utilizada na vacinação de idosos acamados.
Novo Hamburgo
A vacinação também teve números expressivos em Novo Hamburgo. Dezessete mil pessoas já foram imunizadas, e o município aguarda o envio de novas doses.
Esteio
Na contramão da tendência observada nas cidades vizinhas, Esteio ainda possui número significativo de vacinas disponíveis. Das 2 mil doses recebidas na última semana, 800 foram usadas entre segunda e terça-feira. Outras 5 mil chegaram ontem. O município adotou a estratégia de vacinar os idosos somente no domicílio, para evitar que saiam às ruas.
Cachoeirinha
A previsão é de que as doses terminem nesta quinta-feira (26). Os agentes também estão vacinando os idosos em casa, apesar de vacinas estarem sendo ofertadas em unidades de saúde.