Linhas de ônibus que circulam na parte da noite com menos de cinco pessoas deixam de funcionar a partir desta sexta-feira (17) em Porto Alegre. De acordo com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), a mudança se deve em função da queda brusca do número de passageiros por conta da epidemia de coronavírus.
Já as linhas de ônibus que apresentam maior demanda terão os horários da madrugada adiantados. A EPTC também informou que horários a partir das 19h30min podem sofrer alterações.
As alterações são feitas com base no decreto da prefeitura de Porto Alegre, emitido no dia 9 de abril, que autoriza a redução da oferta de viagens entre 10% e 70% da tabela oficial. De acordo com a EPTC, a diminuição nos horários está em 46,6%.
Segundo o secretário extraordinário de Mobilidade Urbana, Rodrigo Tortoriello, o corte nas linhas vai afetar menos de 1% do total de passageiros atendidos pela EPTC.
- A escolha é difícil, mas é preciso uma medida para que os ônibus continuem em circulação. Sem receitas extras tarifárias, a única saída é adequar os horários conforme as demandas. Isso garante o transporte público para quem necessita para atividades essenciais, sem que se deixe de observar as questões de segurança relativas ao coronavírus - disse.
A EPTC pede que os passageiros que utilizam o transporte público na parte da noite consultem os horários no aplicativo TRI.