Esperada por sete anos e liberada para o trânsito na última quarta-feira (4), a trincheira da Ceará foi parcialmente bloqueada neste sábado (7) para a conclusão da instalação de telas de proteção do sistema de drenagem contra o vandalismo. Apenas uma faixa está liberada para o tráfego para quem acessa Porto Alegre pelo aeroporto Salgado Filho.
A obra foi entregue com 70% das telas de proteção já colocadas nas paredes da passagem de nível. A previsão da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) é de que a instalação seja concluída até o meio-dia de domingo (8). Existe a possibilidade de liberação antecipada, de acordo com o andamento dos trabalhos.
As telas estão sendo instaladas na parede esquerda, no sentido de quem acessa a trincheira pelo aeroporto em direção ao centro de Porto Alegre. A reportagem de GaúchaZH esteve no local na tarde deste sábado e verificou que parte significativa do trabalho já foi executada, mas ainda faltam diversas telas.
Atenção com a velocidade
Os motoristas precisam ter atenção com o controlador de velocidade da trincheira da Ceará. Em razão de uma curva acentuada, o equipamento foi instalada para evitar acidentes no local. O limite de velocidade é 40 km/h.
A obra durou 2,5 mil dias, provocando desvios e congestionamentos na região. A trincheira deveria ter sido entregue em 2016, mas foi adiada sete vezes. A intervenção chegou a ser prometida, inclusive, antes do tempo. Na gestão anterior, o então prefeito José Fortunati chegou a dizer que obra ficaria pronta para a Copa de 2014.