As obras de melhoria no asfalto na Avenida Ipiranga, que causaram congestionamento ao longo desta segunda-feira (8) e nos últimos dias, vão se estender até o mês de agosto. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade (Smim).
Os serviços começaram na quinta-feira (5) passada e, desde então, geraram lentidão no trânsito. Na manhã e tarde desta segunda-feira, duas das quatro faixas da Ipiranga foram bloqueadas entre a Rua General Lima e Silva e a Avenida Erico Verissimo. Com isso, motoristas tiveram que ter paciência para passar pelo trecho.
Segundo a prefeitura de Porto Alegre, o trecho de 1,6 km de asfalto da Ipiranga será revitalizado no sentido bairro-centro, entre a João Pessoa e a Borges de Medeiros. Uma das medidas adotadas pela prefeitura é fazer a desobstrução de redes pluviais que ligam o bairro Cidade Baixa ao Arroio Dilúvio.
Também serão colocadas placas de concreto e recomposições na superfície do asfalto que, segundo a Smim, prometem aumentar em até 15 anos a vida útil do pavimento.
A secretaria informou que as melhorias não foram realizados durante os meses de janeiro e fevereiro na Ipiranga porque obras eram realizadas nas avenidas Bento Gonçalves e Nilo Peçanha — esta última já foi concluída, segundo a prefeitura, faltando apenas a instalação de sinalização do trecho. Além disso, a Smim afirmou que optou por não realizar obras à noite porque o custo seria maior e gerariam transtornos aos moradores no horário de silêncio.