Inaugurada depois de sete anos em obras e sete adiamentos, a Trincheira da Ceará foi palco de congestionamento nos primeiros dias em que foi liberada à circulação de veículos, na semana passada. O problema partiu de uma aparente contradição: após muito aguardar pela passagem de nível, vários motoristas ignoraram a nova estrutura e continuaram circulando pelo desvio. A movimentação carregou o trânsito do entorno e obrigou a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) a fazer alterações na sinalização da região.
Para desestimular a circulação no antigo trajeto, o órgão redistribuiu os tempos dos semáforos no cruzamento da Avenida Farrapos com a Rua Sarmento Barata. Reduziu de 91 para 27 segundos o tempo de sinal verde no sentido interior-Capital, e aumentou na mesma proporção o verde no sentido contrário.
— Aos poucos, a trincheira vai ser o trajeto natural das pessoas. A ideia é que a Sarmento Barata e a 18 de Novembro sejam utilizadas mais para acesso local — explicou o diretor técnico da EPTC, Marcelo Hansen.
A alteração surtiu efeito já na sexta-feira (6), quando o fluxo na região melhorou consideravelmente nos horários de pico. O bom funcionamento manteve-se nesta segunda-feira, a primeira depois da liberação da passagem de nível. Por volta das 8h, horário de trânsito carregado no acesso à Capital, a circulação fluía sem maiores complicações — questionado por condutores, o redutor de velocidade instalado na entrada da trincheira por questões de segurança viária não chega a interferir no fluxo, que nessas horas acaba represado pelo semáforo à altura da Rua Dona Margarida.
Segundo Hansen, os primeiros dias após a inauguração de obras viárias são considerado um período de acomodação e servem para avaliar a necessidade de ajustes na sinalização. Ele ressalta que a EPTC deve continuar acompanhando o fluxo no local pelas próximas semanas e pode vir a realizar novas modificações.
Também está prevista para os próximos dias a liberação dos estacionamentos nas ruas Sarmento Barata e 18 de Novembro, retirados para a implantação dos desvios. Ainda não há data definida para a mudança.
Planejada inicialmente para a Copa de 2014, a trincheira da Ceará tem o objetivo de facilitar o fluxo de veículos da região do aeroporto e da BR-116 em direção à área central de Porto Alegre, diminuindo os congestionamentos na Avenida dos Estados e na Avenida Farrapos. A obra vai custar, ao total, R$ 39,27 milhões. O valor é R$ 10,2 milhões maior do que o previsto na licitação, que foi realizada em 2012.