Após a quarta-feira (25), primeiro dia de aplicação da vacina contra a gripe em idosos, registrar longas filas próximo de farmácias, moradores de um condomínio na Rua Anita Garibaldi, em Porto Alegre, resolveram ajudar. Eles colocaram na calçada em frente ao prédio, cadeiras, uma mesa com bombona de água mineral e copos plásticos para quem buscava atendimento em uma loja da Panvel nesta quinta-feira (26).
O morador Fernando Maciel foi quem viu da sacada do apartamento a fila e resolveu conversar com o síndico do condomínio, que, por sua vez, falou com a farmácia. Todas as cadeiras e bancos do salão de festas foram, então, colocados à disposição dos idosos ainda na quarta.
Nesta quinta, Fernando pegou a água mineral e os copos da sua empresa, colocou para gelar e deixou à disposição de quem aguardava pela vacina.
— Foi uma maneira de a gente ajudar o próximo. Eu espero que outras pessoas, ao ver isso, possam contribuir também — diz.
Dona Nilza Carleti Abreu, 73 anos, era uma das idosas que aproveitou para descansar e tomar uma água. Ela já havia tomado a vacina e aguardava a irmã.
— Eu só tenho que agradecer muito. É sempre bom lembrar que somos todos irmãos.
Já seu Ivo Bernardes, 76 anos, foi com a esposa tomar a vacina. E aprovou o local para o descanso.
— É uma ajuda muito bem-vinda.
De acordo com os funcionários da farmácia, o movimento foi intenso durante a manhã, mas a fila chegou a no máximo 30 pessoas. As 400 doses disponíveis acabaram ao meio-dia, quando também foram retiradas as cadeiras e a bombona de água do condomínio, que garantiu que mantará o fornecimento até o fim da campanha.