A corrida aos pontos de vacinação contra gripe em Porto Alegre, considerada recorde pela prefeitura, esgotou as doses em 75,5% dos postos de saúde. Das 135 unidades da Capital, 102 aplicaram todo o estoque nas primeiras horas de atendimento a idosos, na quarta-feira (25).
Dos nove drive-thrus instalados nas ruas da cidade, para imunização dentro dos veículos, somente o localizado na Avenida Baltazar de Oliveira Garcia, no bairro São Sebastião, ainda tem capacidade de operar. O levantamento da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) foi realizado no final da tarde de quarta.
O secretário municipal da Saúde, Pablo Stürmer, alerta ser mais importante o isolamento domiciliar do que a busca desenfreada pela vacina.
— Não há urgência em se vacinar. Aguardar uma semana ajuda a evitar aglomerações e não prejudica a geração de imunidade — explica.
Postos de referência como o Centro de Saúde Modelo, no bairro Santana, e a Unidade Básica de Saúde Santa Cecília, na Rua São Manoel, têm cartazes informando a interrupção na aplicação das vacinas. Uma nova remessa foi solicitada para reabastecer as unidades de saúde. Porém, elas não devem chegar ao Estado antes da próxima segunda-feira (30), segundo Stürmer.
Uma das unidades onde ainda havia doses no início desta quinta-feira (26) era o posto de saúde Santa Marta. Segundo um dos funcionários do local, não foram vistas filas com mais de 10 pessoas na quarta-feira, o que fez com que sobrassem doses. O servidor reforça, porém, que elas não devem durar até o meio-dia.
Nas 57 farmácias das redes Agafarma, Panvel e São João, parceiras na aplicação gratuita das vacinas, não há falta de doses. Porém, os idosos que forem a esses locais enfrentarão longas filas à espera de atendimento.
— Ontem eu vim e não consegui. Hoje me atirei logo da cama — conta Noêmia Maciel, 73 anos, a primeira em uma fila com quase cem pessoas em uma farmácia na esquina das avenidas Getúlio Vargas e Ipiranga, no bairro Menino Deus.
Sentada em uma cadeira de praia, Neusa de Souza Parrot, 71, demonstra bom humor, mesmo após uma hora esperando a farmácia abrir.
— Importante me vacinar logo, porque estou velha — brinca.
Conforme o Núcleo de Imunizações da SMS, Porto Alegre recebeu 158 mil doses da vacina na primeira remessa enviada pelo Ministério da Saúde, 102 mil para unidades de saúde, drive-thrus e serviços domiciliares, e 56 mil para farmácias. De acordo com dados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações, 65.185 pessoas foram vacinadas em Porto Alegre desde o dia 23. Do total, 46.514 são idosos e 18.506 são trabalhadores da saúde. Os dados são parciais e estão sujeitos à revisão.
Antecipada devido à pandemia do coronavírus, a Campanha Nacional da Vacinação contra a Gripe vai até o dia 22 de maio.