O bar Capadócia, localizado na Rua dos Andradas, no Centro Histórico, foi interditado na tarde desta quinta-feira (5) pela prefeitura de Porto Alegre. De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), o estabelecimento realizava eventos e festas de forma irregular, "causando transtornos à vizinhança" e gerando reclamações junto ao portal 156 da prefeitura.
Segundo a SMDE, o local foi autuado seis vezes antes de ser interditado. Em duas ocasiões, ambas em novembro de 2019, autuou o estabelecimento por operar sem alvará de localização e de funcionamento — que foi formalizado depois. Depois, o estabelecimento recebeu outras quatro autuações por utilizar mesas e cadeiras de forma irregular no passeio público, por colocar música sem autorização e causar perturbação à ordem local, conforme a prefeitura.
Segundo a secretaria, o bar tem autorização para funcionar até as 4h da madrugada e, por isso, no ato de emissão do alvará, a prefeitura vedou de forma expressa o uso de música e a instalação de mesas e cadeiras na calçada.
— Não temos nenhum interesse em impor esse tipo de interdição. Todo o nosso trabalho foi no sentido de garantir a adequação do estabelecimento legislação, de forma que ele pudesse continuar funcionando. Infelizmente, o proprietário demonstrou, de forma recorrente, que não estava disposto a cumprir o acordado com o município, e por isso fomos obrigados a tomar uma medida mais enérgica, optando pela interdição — afirmou o diretor geral de fiscalização da SMDE, Denis Carvalho.
Um dos investidores do bar, Marcos Vinícius afirmou que as reclamações são feitas por uma minoria, e que a maior parte da vizinhança aprova a atuação do estabelecimento.
— Também tem muita gente que reclamou da interdição. A maioria lamenta por não ter muitas opções de lazer no centro, para aproveitar a noite. Existem varias restrições para quem quer investir, fazer algo legal — afirma.
Segundo ele, na sexta (6), a justificativa será apresentada junto a prefeitura, com o objetivo de reabrir o local.