Quatro bares foram interditados durante uma fiscalização no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre, na noite de sexta-feira (28). Os fechamentos temporários ocorreram porque os estabelecimentos estavam com o Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI) inadequado.
Foram interditados o Céu Bar + Arte e a Cucko, na Rua General Lima e Silva, o boteco Matita Perê, na Rua João Alfredo, e o Boteco do Caninha, na Rua Barão do Gravataí. Outros três estabelecimentos também foram fiscalizados, mas não houve a necessidade de fechamento.
A operação foi feita pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico em parceira com a Brigada Militar e a Guarda Municipal. De acordo com o coordenador de Promoção Econômica da secretaria, Luis Antônio Steiglich, a fiscalização é rotineira na Cidade Baixa por causa das constantes reclamações de moradores sobre barulho e pessoas ocupando as calçadas.
— As interdições são cautelares até que os locais procedam todos os ajustes necessários que o órgão constatou como risco. Solucionado o motivo, poderão reabrir — disse Steiglich.
Em sua página no Facebook, a Cucko informou que cancelou as festas marcadas para este fim de semana e que irá devolver o dinheiro dos ingressos de quem havia comprado antecipado. "Estamos fazendo algumas adequações na casa conforme a solicitação dos bombeiros", informou a publicação.
Em nota, os proprietários do Céu Bar + Arte disseram que estão fazendo as adequações solicitadas pela prefeitura e pelo Corpo de Bombeiros. "Tão logo resolvido, estaremos abertos novamente", acrescentaram. O estabelecimento também informou que o evento que ocorreria no local na noite deste sábado (29) foi transferido para a Fábrica São Geraldo.
GaúchaZH não conseguiu contato com os proprietários do Boteco do Caninha e do Matita Perê.