A equipe da Unidade de Educação Ambiental (Unea) da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) realizou nesta segunda-feira (10) uma blitz educativa no Centro Histórico. O objetivo era alertar sobre a proibição do fornecimento de canudos plásticos descartáveis na Capital conforme estabelece a Lei Municipal 12.514/19.
Segundo a equipe, dos 61 estabelecimentos visitados, apenas 10 ainda contam com canudos plásticos, 28 estão oferecendo canudos biodegradáveis e 23 não disponibilizam o material descartável. A coordenadora da Unea, Cibele Carneiro, destacou que a discussão em torno do tema ao longo dos últimos meses provocou mudança de hábitos, com as pessoas reduzindo o uso de canudos ou preferindo os de uso de permanente, feitos de metal ou vidro, por exemplo.
Além dos canudos, os comerciantes são orientados a não fornecer materiais de uso único como copos, pratos e talheres.
Os estabelecimentos visitados ficam no Mercado Público, Praça Parobé, Largo Glênio Peres, Avenida Borges de Medeiros, Rua dos Andradas, Rua Uruguai e Rua 7 de Setembro. Outras blitze educativas estão sendo programadas em outros pontos do Centro Histórico, na Cidade Baixa, no Bom Fim e na Orla do Guaíba.